EBSERH: definidas bancas para 2.250 vagas


 

A EBSERH, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares divulgou em 08 de outubro de 2019 que a banca organizadora da contratação de seu concurso será o Instituto Brasileiro de Capacitação e Formação, o IBFC.

De acordo com a publicação de agosto do Diário Oficial, o concurso terá dois editais divulgados, com um para nível nacional e 1.363 vagas disponíveis e outro para seleção do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia, com um total de 883 vagas disponíveis.

Saiba mais sobre o concurso da EBSERH no texto abaixo.

O que é a EBSERH?

A EBSERH, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é uma empresa que possui vínculo com o Ministério da Educação.

São de propriedade da EBSERH 40 hospitais Universitários Federais, que funcionam como centros de referência de média a alta complexidade para o SUS (Sistema Único de Saúde). O principal objetivo da empresa é a prestação gratuita de serviços médicos e hospitalares, ambulatoriais e apoio ao diagnóstico terapêutico e a comunidade.

Além da administração de hospitais, otimizar processos de saúde, gerenciar, monitorar resultados e diversas outras atividades relacionadas à saúde.

Com relação ao Ministério da Educação, a EBSERH funciona como centro de pesquisa e ensino, com 75 mil vagas para residência médica e multiprofissional em 959 diferentes programas. Além disso, a empresa também disponibiliza mais de 60 mil vagas para graduandos em saúde, na área pratica, de 32 Universidades Federais.

Além também de disponibilizar vagas para concursos. A instituição efetivou diversos concursos públicos e o último neste ano. Confira abaixo a situação do concurso deste ano e todas as informações que você precisa saber.

Concurso atual da EBSERH

Em 08 de outubro de 2019, a instituição EBSERH divulgou a banca organizadora se seu concurso, que passa a ser de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Capacitação e Formação, o IBFC.
O principal objetivo do concurso é disponibilizar cargos que não precisem de cadastro reserva. O novo concurso dependerá de uma avaliação da instituição no quadro pessoa após a posse dos candidatos aprovados. Além disso, o instituto também ficará de olho no limite do quadro de funcionários estabelecido pelo Ministério da Economia, atualmente de 53mil servidores.

O último concurso aberto pela EBSEH foi em 2018, com objetivo de preencher 1.196 vagas nas seguintes áreas:

  • Médica – 339 vagas;
  • Assistencial – 713 vagas;
  • Administrativa – 144 vagas.

A banca organizadora responsável deste concurso de 2018 foi a Cebraspe.
Para se preparar para este novo concurso da EBSERH divulgado em outubro, conheça abaixo as principais informações sobre o último concurso, que poderão ser úteis para estudar e conhecer a forma com a qual a EBSERH organiza seus concursos.

Cargos disponíveis na instituição

De acordo com o documento Quantitativo Físico de Empregados de Cargo Efetivo de abril/2019, a instituição possui 534 cargos vagos para funcionários de níveis médio, técnico e superior.
A quantidade de vagas que serão ofertadas no concurso divulgado este ano dependerão da disponibilidade no orçamento anula e também da instituição, com programação prévia.

Em abril de 2019 foram disponibilizadas 29.430 vagas para a SEDE da EBSERH e 39 vagas para as HUFs. Lembrando que os últimos concursos nacionais (2014, 2015 e 1018) para a Sede com vagas para Médico (Saúde o trabalhador) foram reposições, logo o concurso não interferiu na quantidade de vagas que foram oferecidas.

Informações sobre o último concurso da EBSERH

O último concurso da instituição foi em 2018, com 1.196 oportunidades nas áreas Médicas, Assistencial e Administrativa. Os candidatos foram convocados até maio de 2019.

A quantidade de vagas disponíveis no último concurso foi:

  • Médica – 339 vagas para diversas especialidades;
  • Assistencial – 713 vagas;
  • Administrativa – 144 vagas.

Para todas as áreas, a prova objetiva continha mais de 100 itens com questões que definiam certo e errado e o valor máximo de 100 pontos. A prova foi aplicada em 6 de maio e durou 3 horas.

  • Prova para área médica

A Cebraspe, banca organizadora responsável pelo último concurso utilizou o método Cespe para a seleção. As remunerações para a área médica, abrangendo diversas especialidades foi de R$ 8.093,59 com uma jornada de 24h por semana.

O concurso foi dividido em duas partes:
1. Provas objetivas, eliminatórias e classificatórias;
2. Avaliação de títulos classificatória.
Candidatos desclassificados
Os candidatos que não passaram nas fases classificatórias obtiveram as seguintes pontuações:

  • Menos de 6 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • Menos de 6 pontos na prova objetiva de conhecimentos complementares;
  • Menos de 12 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • Menos de 30 pontos no conjunto de provas objetivas.

A avaliação de títulos valia 20 pontos no máximo, sendo estes títulos diploma de doutorado e exercício de atividade em administração pública.
Prova objetiva da área médica
A prova objetiva da área médica tinha o conteúdo organizado da seguinte forma:

  • Conhecimentos Básicos
  • Português
  • Legislação aplicada a EBSERH
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos Complementares
  • Legislação Aplicada ao SUS

E a assistencial, teve a prova da seguinte forma:

  • Conhecimentos Básicos
  • Português
  • Legislação aplicada a EBSERH
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação Aplicada ao SUS

Leave a Reply